UPA de Itamaraju pode ser reestruturada para receber pacientes com sintomas de Coronavírus

0

(Por Ronildo Brito)

O governador Rui Costa (PT), durante entrevista à TVE Bahia e Rádio Educadora, nesta segunda-feira (23), anunciou novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com coronavírus, assim como a abertura de 16 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ainda não inauguradas, para fazer atendimento de triagem no interior.

De acordo com o governador, até este momento, o atendimento aos pacientes diagnosticados com coronavírus continua concentrado em Salvador. Os hospitais Couto Maia e Ernesto Simões, além do Hospital Espanhol, já foram designados para atender com exclusividade os casos confirmados da doença.

No interior, 16 novas UPAs vão receber pessoas que estão com sintomas da doença. “A ideia é que as UPAs façam a classificação, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e façam a regulação para unidades de referência secundária ou terciária. Todas as estruturas em análise não estavam em funcionamento”, informou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Os equipamentos estão nos seguintes municípios: Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Tucano e Valença.

A UPA de Itamaraju, que nunca entrou em funcionamento, está com parte de sua estrutura comprometida, já que vários materiais, incluindo elétricos, hidráulicos, metálicos e vidros foram furtados ou destruídos pelo vandalismo. O governador Rui Costa não falou em recursos para reestruturar a unidade.

- Publicidade -

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não expressa a opinião deste site.