Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica reúne líderes religiosos em Teixeira de Freitas

0
Foto: Divulgação
Representantes da Igreja Católica, Igreja Luterana e Igreja Síria Ortodoxa – Foto: PASCOM/Divulgação

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 teve seu lançamento nesta quinta-feira, 18 de fevereiro na Diocese de teixeira de Freitas  com um encontro que reuniu representantes da Igreja Católica, Igreja Luterana e Igreja Síria Ortodoxa.

Foto: Divulgação

Dom Jailton de Oliveira Lino, Bispo da Igreja Católica, extortou em sua fala que o mundo não pode ser organizado a partir da separação, divisão e polarização, sendo o diálogo a alternativa para a superação das diferenças nos diversos âmbitos da sociedade:

“A fecundidade do nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar, encontrar pontos de união e os traduzir em ações em favor da vida de modo especial na vida dos nossos irmãos mais vulneráveis.” (Encíclica Fratelli Tutti, 2020).

O Pastor Davi Haese da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ressaltou que a Campanha da Fraternidade Ecumênica é um contraponto a tudo aquilo que dificulta o diálogo com o próximo:

“É preciso ter, de fato, a espiritualidade do diálogo que exige o cultivo de muitas qualidades como a esperança, o amor, a paz, a humildade, a tolerância… Através da Campanha da Fraternidade Ecumênica somos desafiados a somar e nunca diminuir ou dividir, o que nos une é muito maior do que aquilo que nos divide.”

Por fim, o Padre Celso Kallarrari da Igreja Síria Ortodoxa fez uma breve retrospectiva sobre o esforço das Igrejas Cristãs pelo movimento ecumênico em torno de temas comuns como a fé em Jesus Cristo, a Trindade, o Mistério Pascal, entre outros. Citando avanços importantes na relação entre Católicos e Ortodóxos nos últimos anos, Pe. Celso explanou sobre a importância do diálogo com o próximo:

“Se eu consigo ir ao encontro do outro no amor e na fraternidade é por que já tive um encontro pessoal com Jesus Cristo e já dialoguei com o Senhor.”

No encontro estiveram presentes também os membros da Equipe da CF na diocese composta pelo Pe. Leônidas Reis Júnior, Irmã Noêmia Schneider, Peterson Silva e Maria de Fátima Torres Duarte.

por ASCOM

- Publicidade -

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não expressa a opinião deste site.