Homem dorme na fila da Caixa para receber benefício na Bahia, confira as datas de recebimentos

0
Homem dorme em fila para conseguir sacar auxílio emergencial, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Por TV Bahia

Em mais um dia do pagamento do Auxílio Emergencial do governo federal, no valor de R$ 600, filas enormes voltaram a se formar em agências da Caixa de Salvador e cidades do interior da Bahia nesta segunda-feira (4).

No bairro de Periperi, subúrbio da capital baiana, uma fila enorme se formou. Um homem que estava no local disse que dormiu na fila. Ele improvisou uma cama com um plástico e disse que chegou ao local por volta das 14h do domingo (3), cerca de 18 horas antes da abertura da agência. O homem ficou no local debaixo de chuva.

“Sei que o dinheiro já está disponível e hoje vim sacar. Vou pagar minhas dívidas”, disse o homem.

Uma imensa fila também foi registrada na Rua Barão de Cotegipe, na Cidade Baixa e no Largo do Tanque, em Salvador.

No interior da Bahia, uma enorme fila foi registrada em Vitória da Conquista, na agência da Caixa que fica na Praça Barão do Rio Branco, a maior agência do banco do município do sudoeste da Bahia.

Muitas pessoas revelaram ter chegado na fila ainda na noite de domingo. De acordo com a Caixa, 8 mil pessoas são atendidas todos os dias só para o auxílio emergencial.

Em Juazeiro, no norte da Bahia, também há muita gente à espera do atendimento para saque do auxílio. Uma pessoa disse que chegou na fila da agência às 11h30 de domingo.

Todas as agências da Caixa vão abrir duas horas mais cedo e funcionar das 8h às 14h.

Vale destacar que o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MBA) moveram no sábado (2), uma ação civil pública conjunta para que a Caixa, a União e o Estado da Bahia tomem providências para evitar aglomerações de pessoas nas filas e nas agências da instituição financeira no estado.

Desde a última segunda-feira (27), a Caixa Econômica Federal começou a liberação dos saques em dinheiro para os beneficiários que estão recebendo o valor por meio da Poupança Social Digital.

Fila na agência da Caixa no bairro de Periperi, em Salvador, nesta segunda (4) — Foto: Dalton Soares/TV Bahia

A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai até terça-feira (5).

Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.

Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

Confira o calendário de saques:

  • 27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril: nascidos em março e abril
  • 29 de abril: nascidos em maio e junho
  • 30 de abril: nascidos em julho e agosto
  • 4 de maio: nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio: nascidos em novembro e dezembro

Como sacar

Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.

- Publicidade -

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não expressa a opinião deste site.