Eunápolis confirma 01 caso de Covid 19 e comércio volta a ser fechado

0

Após confirmação de um teste positivo do Covid 19 no município, o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira se reuniu na tarde desta quarta-feira (08) com os presidentes da CDL, do Sindicomércio, Sincom e o secretário de Saúde e revogou o decreto que permitia a abertura do comércio varejista no município.

Com a publicação do novo decreto, fica permitido apenas o funcionamento dos serviços essenciais, que devem manter as medidas necessárias para manutenção do distanciamento social e higiene.

O prefeito anunciou também que o município foi comunicado por laboratório particular sobre a ocorrência de um teste rápido positivo para covid-19 na cidade. Teste que de acordo com o Ministério da Saúde, é um método de triagem, não podendo ser utilizado como diagnóstico final para doença.

O paciente, um homem de 31 anos, com quadro clínico estável, está em isolamento social e teve material para teste coletado pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, único laboratório no estado responsável pela emissão de diagnóstico final.

Todo protocolo de segurança foi seguido pela Vigilância Sanitária do município, isolando também as pessoas que tiveram contato com o mesmo.

“Tentamos buscar um equilíbrio, abrindo o comércio com medidas restritivas e com equipe de fiscalização com mais de 50 servidores. Porém, nas últimas 24 horas foram 320 notificações, 4 multas e ônibus interceptado com eunapolitanos que viajaram para São Paulo clandestinamente. Então decidi suspender as atividades comerciais até segunda-feira (13/04), quando, de posse do resultado do Lacen, discutiremos novamente as atitudes a serem tomadas. Estamos agindo com muita responsabilidade e transparência e quero mais uma vez pedir a colaboração de todos e reforçar a necessidade de isolamento social, pedindo a população que fique em casa”, finalizou Robério.

- Publicidade -

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não expressa a opinião deste site.